quarta-feira, 23 de maio de 2012

Another Brick In The Wall,

Pink Floyd


     O clipe assistido em aula nos permite refletir sobre  o modelo de escola tradicional da década 70/80. O rigor, o autoritarismo, as regras, estrapolam  o direito a criticidade do aluno. A formação deste aluno deve seguir a um modelo de massificação de pensamento, ou seja, deverá ser mais um tijolo, sem expressão ou vontade que vá divergir o sistema de ensino.
     A opressão, a humilhação e o constrangimento gera um sentimento de rebeldia que na maioria das vezes ficará intrínseca, pois o medo prevalece e acaba sufocando o desejo.
     A escola tradicional atualmente não é muito diferente do que vimos no clipe.
    Aconteceram muitas mudanças em relação aluno/professor no que diz respeito a agressões físicas, porém na maioria delas o professor ainda é a autoridade máxima e não permite que o aluno se expresse ou seja um sujeito crítico.
     O processo para se ter uma educação de qualidade deve conter respeito mútuo, estímulos que condizem com a realidade social do aluno e principalmente que incentive a crítica e a reflexão.
     Contudo, infelizmente, o sistema ainda utiliza professores para dar continuidade ao sistema de alienação política e social e por causa disso se faz necessário um nova geração de profissionais pensantes que incentive os alunos a deixarem a mente aberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário